Otite externa: causas, sintomas e tratamento

O que pode encontrar nesta página!

O que é a Otite Externa e quais as causas?

A otite externa é uma inflamação difusa do canal auditivo externo(CAE) que poderá envolver pavilhão auricular e membrana do tímpano, causada por uma alteração na pele ou na barreira de proteção de cerúmen. Em 98% dos casos a origem é bacteriana.

Quais os principais fatores de risco?

Os fatores predisponentes a este tipo de otite incluem:

• Climas húmidos e quentes
  • Exposição a água / natação
  • Climas húmidos
  • CAE estreito, presença de exostoses
  • Cerúmen em excesso
  • Traumatismo ou inserção de corpo estranho
  • Eczema, dermatite
  • Sudorese aumentada, stress, alergénios
  • Doentes com diabetes ou imunocomprometidos a fazerem quimioterapia, radioterapia ou HIV
  • Doentes que utilizam prótese auditiva ou tampões.

Quais os principais sintomas da Otite Externa?

O doente sente por norma uma dor violenta, sensação de inchaço, comichão, humidade, no ouvido, por vezes também associada a diminuição da audição.

Quais os tratamentos para a Otite Externa?

O otorrinolaringologista irá receitar-lhe gotas antibióticas locais, por um período entre 7 a 15 dias. É importante colocar as gotas na posição deitado e permanecer na mesma cerca de 2/3 minutos para que o ouvido absorva o medicamento.

Às vezes, se o canal está muito estreito, será colocado um “wick”/esponja com efeito de absorver as gotas e encaminhá-las ao longo do canal auditivo.

Doente com perfuração da membrana do tímpano ou com tubos de ventilação deverão colocar gotas antibióticas locais que são seguras e não lesionam o ouvido interno.
Será ainda prescrito analgésico, como paracetamol, ibuprofeno ou dicloferac, já que este tipo de otite é muito dolorosa.

Só em situações mais graves de otite externa ou em doentes com patologias associadas (diabetes, HIV, etc…) ou que se encontrem a fazer determinado tipo de tratamento, tal como quimioterapia, radioterapia, imunossupressores, etc é que lhe será administrado antibiótico oral.

John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor